Livro: Herança (2011)

111424210SZ (1)

Eragon, livro lançado em 2002, conta a história de um menino (chamado Eragon) que mora no continente fictício de Alagaësia com seu tio e seu primo em uma fazenda. Um dia encontra uma bela pedra azul, que logo após descobre ser na verdade um ovo; e dele nasce o dragão Saphira, com quem ele cria uma ligação especial. Mas muitos a cobiçam, inclusive o rei tirano Galbatorix, que quer a única fêmea da espécie para criar um exército de dragões que o sirva. A partir daí, a vida de Eragon muda completamente.

Nove anos depois, o escritor norte-americano Christopher Paolini finalmente nos deu o capítulo final dessa história mágica e eletrizante. Herança é o último livro da saga (são quatro no total: Eragon, Eldest, Brisingr, e Herança), e também o mais comprido, com suas 792 páginas.

A história se inicia quando o exército dos Varden liderado por Nasuada tenta tomar a cidade de Belatona, e durante a batalha Saphira é ferida por uma Dauthdaert, uma arma feita por elfos, que á capaz de matar dragões. Depois de uma nova aliança, Eragon continua a se preparar com a ajuda da elfa Arya e do desperto dragão Glaedr, para a guerra final, na qual pretendem matar o rei Galbatorix.

Eragon e Saphira vivem momentos emocionantes, como quando eles percebem que a Alagaësia é apenas uma parte muito pequena dentro da imensidão do mundo, e quando passam por um momento de auto descoberta em Vroengard. Mas eles também sofrem, com despedidas e incertezas.

Com uma narrativa mais densa e sombria que as dos volumes anteriores, o livro tem passagens cansativas, devido ao estilo minucioso do autor – fazendo juz a sua grande inspiração, Tolkien -, mas nada que atrapalhe o todo, e as cenas de luta são muito bem escritas. Paolini conseguiu fechar todas as pontas soltas deixadas anteriormente, com exceção da misteriosa bruxa Angela – ele comenta sobre isso nos agradecimentos.

Gostei muito da forma como a história se desenvolveu e como se resolveu, apesar do final que dividiu opiniões entre os fãs da saga, mas que me agradou.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s