Livro: Misto-Quente (1982)

download

O quarto romance escrito pelo teuto-estadunidense e famoso Charles Bukowski é basicamente uma autobiografia. Nela vamos acompanhar a infância, adolescência, e início da vida adulta do seu alter ego Henry Chinaski, um garoto nascido na Alemanha, que mora em Los Angeles com sua mãe e seu pai extremamente autoritário, durante a recessão pós 1929.

Henry teve uma infância ruim, onde não recebia quase nenhum tipo de amor e carinho de seus familiares, sofrendo inclusive agressões físicas e psicológicas por parte de seu pai, além de toda a sua família sofrer com a pobreza, algo que era mais do que comum na época.

Durante a adolescência, todos esses problemas se agravaram e ainda surgiu outro que o marcou muito (literalmente), que foi a acne. O caso dele era tamanho, que foi necessário passar por tratamentos médicos no hospital público da sua cidade. Devido a isso, ele tinha poucos amigos e não conseguia se relacionar com garotas, tornando-se cada vez mais amargurado, bruto e solitário. Mas foi também nessa época em que ele encontrou duas paixões: os livros e a escrita.

Durante a leitura é possível entender muito bem tudo o que o protagonista sente, toda a raiva, e até todas as coisas que ele diz e faz que não são nem um pouco éticas ou respeitosas. Ele apenas tornou-se o fruto do meio em que viveu. Não é um livro para todos. Ele é intenso, nojento, desrespeitoso, angustiante, melancólico, e isso pode afastar leitores mais sensíveis e que não estão acostumados com esse Realismo sujo.

Mas é impossível não ser tocado em passagens como “Era bom estar solitário num lugarzinho, sentado, fumando e bebendo. Sempre tinha sido um boa companhia para mim mesmo.” (p. 306)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s