Top 5: Discos de rock dos anos 90 (internacional)

green-day-1997-kroq-acoustic-xmas
Foto: Jeff Kravitz

Ah, os anos 90… sempre digo que gostaria de ter nascido nos anos 70, só para ter vivido minha juventude nessa época. Muitas coisas me dão uma nostalgia de algo que não vivi (afinal, eu era apenas uma criancinha), mas a principal é com certeza a música dessa década. A minha banda favorita, Green Day estourou em 1994; o meu gênero musical favorito, o rock, reinava; e o melhor subgênero deste, o grunge, conheceu os holofotes também nessa época, gerando uma das bandas mais famosas do mundo: Nirvana.

Estes são os meus discos internacionais de rock favoritos da década de 1990:

article-2577332-1C2ACD6A00000578-301_634x632

5. Definitely Maybe – Oasis

O álbum de estreia da maior banda de britpop foi lançado em 1994, tendo ótimos resultados nas vendas e uma boa recepção da crítica. Ele foi também o responsável  por devolver à Inglaterra o posto de grande expoente do rock, alguns meses depois da morte de Kurt Cobain. Minhas canções favoritas são Live Forever, Supersonic e Cigarettes & Alcohol.

cd-green-day-nimrod-91421-D_NQ_NP_206905-MLB25113595443_102016-F

4. Nimrod – Green Day

Não, não é o Dookie (que também é ótimo, é claro). O disco de 1997 foi recebido com alguns narizes torcidos por parte dos fãs que estavam acostumados com aquele punk furioso e rápido. Ele ainda está presente neste trabalho, mas há também alguns elementos nunca antes utilizado pela banda, como ska, surf music, death metal e até uma balada. Destaco as músicas Hitchin’ A Ride, Platypus (I Hate You) e King For A Day.

R-368116-1460271933-7901.jpeg

3. The Bends – Radiohead

O segundo álbum lançado pela banda inglesa, em 1995, é um dos favoritos dos fãs e da crítica especializada até hoje. As belas melodias em conjunto com as guitarras e as letras melancólicas, que são a marca registrada do Radiohead, fazem desse disco um dos melhores da década. The Bends, High and Dry e Just são as músicas mais marcantes para mim.

R-367220-1204955140.jpeg

2. Californication – Red Hot Chili Peppers

Saímos da melancolia de Londres e paramos na ensolarada e intensa Los Angeles. Esse é certamente o trabalho mais famoso do quarteto californiano, e não é à toa. Lançado em 1999, o Californication marcou o retorno do guitarrista John Frusciante à banda, o que influenciou muito na qualidade e sonoridade das canções. Entre elas, Parallel Universe, Scar Tissue, e o grande hit Californication.

nirvana-nevermind-capa

1. Nevermind – Nirvana

Kurt Cobain foi o grande rockstar dos anos 90, e o segundo álbum lançado por sua banda, em 1991, foi o pontapé inicial de toda essa fama. Mostrando o melhor, mais sujo e mais pop grunge de Seattle, o Nevermind fez história. Uma geração cresceu ouvindo Nirvana, e hoje todos conhece aquela capa icônica do disco. Músicas como Smells Like Teen Spirit, Come As You Are e Lithium não passam despercebidas por nenhum fã do gênero.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s