Livro: Clube da Luta

download

O romance de 1996 conta a história de um homem amargurado, que devido ao estresse e ao jet lag das constantes viagens a trabalho, sofre de insônia. Ele então começa a frequentar grupos de apoio para pessoas com doenças terminais, pois todo aquele sofrimento ajuda a aliviar a sua condição. Mas sua vida muda ao conhecer duas pessoas: Marla Singer e, especialmente, Tyler Durden, um dos personagens mais interessantes.

É ele quem cria o tão famoso Clube da Luta, no qual vários homens se reúnem durante a madrugada em algum local escondido para lutarem uns com os outros a fim de descontar suas frustrações do dia-a-dia e da vida, e que possui regras como “Você não fala sobre o Clube da Luta” e “As lutas duram o quanto tiverem que durar”. Responsáveis pelo clube clandestino, o relacionamento dos dois leva a um caminho sem volta.

O autor, o estadunidense Chuck Palahniuk, nos mostra em seu livro de estreia o que algumas pessoas estão dispostas a fazer para protestar contra toda falácia, hipocrisia e crueldade da sociedade capitalista. Há personagens complexos, cenas violentas, acontecimentos hilários e incômodos, questionamentos e imposição ao sistema.

A narrativa, que pode ser classificada como ficção transgressiva, não é das mais convencionais e pode incomodar um pouco até que se acostume com o ritmo, mas vale a pena. Esta foi a minha primeira leitura do gênero, e me agradou muito, principalmente pela mensagem que a obra passa.

Clube da Luta acabou se tornando tudo o que ele critica. A história foi parar em Hollywood, e a partir daí, virou um produto de consumo de massa. Foi lido, comprado e consumido tal qual a felicidade embalada citada nele. E isso só o torna ainda mais icônico.

Por que será que vivemos trabalhando para produzir o que não consumimos e, em troca disso, consumimos o que não nos é útil e temos o que não utilizamos, e, por fim, nunca estamos satisfeitos?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s