Música: Tranquility Base Hotel & Casino – Arctic Monkeys

ams-920x584

O novo lançamento da banda inglesa foi muito elogiado por grande parte da crítica e dividiu a opinião dos fãs. Isso aconteceu principalmente pela mudança de sonoridade deles, que substituíram as características guitarras pelo piano, e flertaram com o jazz, o que pegou muitos de surpresa. Mas é visível o amadurecimento das músicas e dos seus criadores, em especial o vocalista Alex Turner, que foi responsável por grande parte das composições – o álbum iria ser, inicialmente, um trabalho solo seu.

Ambientada num imaginário hotel na lua, chamado Tranquility Base, a obra tem letras que falam sobre assuntos diversos, sempre com um pouco de humor. The Strokes e Blade Runner são citados na música de abertura Star Treatment, e em American Sports ele fala sobra fazer videochamadas com Deus semanalmente. Ficção científica e o nosso relacionamento com a tecnologia são temas abordados em canções como Science Fiction e Batphone.

Em Four Out Of Five, há uma espécie de propaganda do hotel lunar, onde ele cita o nome de uma das maiores crateras da lua: “lugares fofos surgem a toda hora ao redor de Clavius“, e ainda faz uma brincadeira com os críticos e suas notas. “Não é como você tivesse uma história ou algo assim, tentando ser legal” canta Turner em She Looks Like Fun, que fala sobre a cultura das redes sociais. Já na melancólica The Ultracheese, ele fala sobre a solidão dos dias de hoje: “Me assusto com uma batida na porta quando não esperava. Isso não fazia parte da graça, em um tempo antigo?

Parece que o piano que o vocalista ganhou no seu aniversário de trinta anos foi muito bem aproveitado. É um disco muito bom, que tem uma ótima mistura de clima futurista com vintage. As músicas são agradáveis, e como uma obra completa, com uma narrativa, funcionam muito bem em conjunto.

Arctic-Monkeys-tranquility-hotel

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s