Os 10 anos do Dig Out Your Soul, do Oasis

oasis-2008-by-fabrice-demessence-full-length-720x720
Gem, Liam, Noel e Andy

Em algum dia do ano de 2009, quando meu hobby era ficar assistindo TV e alternando entre três canais de videoclipes, me deparei com o clipe de Falling Down, de uma banda chamada Oasis. Nessa época o meu conhecimento sobre bandas de rock era bem baixo. Gostei muito do som, depois descobri que uma amiga minha era fã deles, e ela me apresentou outras músicas dos caras. Aí alguns meses depois os irmãos Gallaghers tiveram um briga e decidiram encerrar as atividades… pois é, acontece com as melhores bandas. Mas pelo menos, musicalmente falando, eles tiveram um fim digno, com o álbum Dig Out Your Soul, lançado no dia 6 de outubro de 2008.

O disco que completa uma década esse ano e foi gravado no histórico Abbey Road Studios, faz jus à sonoridade da banda. É rock ‘n’ roll, tem guitarras, tem baladas, e a sempre presente influência dos Beatles. Mas eles também apostaram em algo mais psicodélico, o que combinou muito com a voz do principal vocalista, Liam Gallagher, e um exemplo disso é o primeiro single, The Shock Of The Lightning, uma das músicas mais poderosas do álbum.

size_800
Liam e Noel

Noel Gallagher sempre foi o principal e melhor compositor do Oasis, vide a bela faixa Falling Down, que foi o último single lançado – sim, aquela primeira música que eu ouvi deles. E também Bag It Up, que fala sobre as experiências alucinógenas que o guitarrista e vocalista teve quando era mais jovem.

Mas aqui há também contribuições dos outros membros. O guitarrista Gem Archer escreveu To Be Where There’s Life, o baixista Andy Bell compôs The Nature Of Reality, e Liam nos presenteou com três canções: Ain’t Got Nothin’, Soldier On, e uma das baladas mais bonitas da carreira do grupo, I’m Outta Time, que tem até um sample da voz do John Lennon, e é claramente uma homenagem ao ex-beatle. O time se completa com Zak Starkey, que tocou bateria em 10 das 11 faixas.

Dig Out Your Soul recebeu algumas críticas negativas, mas foi bem recebido por maior parte dos fãs e da crítica especializada. Ele vendeu 90.000 mil cópias no Reino Unido somente no seu dia de lançamento. Que o futuro da banda era incerto, todos sabiam, devido a relação difícil dos irmãos. E então durante a turnê do álbum, eles brigaram – houve até uma guitarra quebrada no meio – e algumas semanas depois foi anunciado o fim da banda. Ironicamente, a última canção do último disco deles se chama Soldier On – que significa “continuar fazendo algo apesar da dificuldade”.

600x600bf

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s