Livro: 1984, de George Orwell

download

Alguns anos após a Segunda Guerra Mundial, em 1949, o escritor e jornalista inglês George Orwell – pseudônimo de Eric Arthur Blair – lançou o que seria o seu último livro: 1984. A obra se trata de uma distopia, e nela o autor aborda o totalitarismo que havia na época, especialmente na União Soviética, de uma forma assustadora e brilhante.

Na Oceânia, local onde a trama é ambientada, a sociedade se divide em três classes: Alta – composta pelo Partido Interno, que é liderado pelo Grande Irmão; Média – composta pelo Partido Externo; e Baixa – composta pelos proles, trabalhadores. Winston Smith, o protagonista, é um membro do Partido Externo e trabalha no Ministério da Verdade. Seu trabalho é reescrever artigos de jornais do passado, de modo que o registro histórico sempre esteja de acordo com a ideologia do Partido.

Ele vive uma rotina monótona, mas no íntimo, se rebela contra a sociedade totalitária e repressora em que vive. Mas apenas consigo mesmo, sem comunicar isso a outra pessoa e sem demonstrar de alguma forma. Isso porque todos os cidadãos, exceto os da Classe Alta, são vigiados 24h pelas teletelas, que funcionam como um televisor e uma câmera, exibindo a programação oficial do governo e simultaneamente filmando tudo o que acontece na sua frente. Então ele conhece Julia, uma colega de trabalho que logo se torna seu interesse amoroso secreto, afinal, relacionamentos só são permitidos entre pessoas que que foram designadas uma a outra com o único objetivo de reproduzir. E ao se envolver com Julia, ele se arrisca mais do que nunca.

A obra traz novas palavras e conceitos como socing, crime de pensamento, e a mais interessante e assustadora de todas, a novafala, que é o idioma criado pelo Partido para manipular seus cidadãos. Definindo-se como um socialista democrático, Orwell escreveu e lançou o livro como forma de alertar sobre os perigos e as perversões que já foram realizadas por governos totalitários. Um exemplo disso é o Grande Irmão, o grande líder da Oceânia, que seria a personificação de Josef Stalin.

Algo que pode incomodar durante a leitura são os enormes trechos de um livro que Winston está lendo, e que também somos obrigados a ler. Mas essa é a única reclamação, porque o autor cumpriu bem o seu objetivo, nos fazendo entender melhor como funciona a manipulação de massas, e nos deixando horrorizados com a pura maldade de certos personagens, em cenas difíceis de ler. Merece o título de clássico.

“Se você quer uma imagem do futuro, imagine uma bota prensando o rosto humano para sempre.”

 

2 comentários sobre “Livro: 1984, de George Orwell

  1. Mulher, já peguei tantas vezes nesse livro (1984) lá na biblioteca mas nunca parei pra ler, mas agora desse post falando sobre ele achei mega interessante, assim que possível irei ler. 😍

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s