Música: Liberation – Christina Aguilera

christina-aguilera-accelerate-comeback

A nova-iorquina Christina Aguilera lançou no último dia 15 o seu oitavo álbum de estúdio, após um hiato de seis anos. Em seu trabalho mais relevante desde Back To Basics, de 2006, a cantora parece renovada e mostra a todos que ainda é aquela artista poderosa dos anos 2000. O disco bebe de duas fontes principais, o R&B e o hip-hop, e seguindo o protocolo que todas as cantoras de pop seguem hoje em dia, há várias colaborações com rappers.

Se tratando de Aguilera, sempre podemos esperar alguns interlúdios em seus discos, e com este não é diferente. Dois desses abrem o álbum, a faixa-título “Liberation”, seguida de “Searching For Maria”. A primeira música de fato é “Maria”, que foi produzida pelo polêmico Kanye West e contém samples de Michael Jackson. Maria é também o nome do meio da artista, o que dá um significado ainda mais forte à essas músicas.

album-christina-aguilera-liberation

Aparentemente, a experiência que a cantora teve como treinadora no reality show The Voice não foi muito boa, como ela canta em “Sick Of Sittin'”, a mais diferente do álbum, que adquire um som mais rock ‘n’ roll por causa da guitarra presente. “Fall In Line“, em parceria com Demi Lovato, é uma poderosa canção feminista. Em um dos trechos, ela canta “Neste mundo, você não está em dívida, você não deve a eles, seu corpo e sua alma“. A dobradinha de músicas mais sensuais vem com “Right Moves”, com uma sonoridade mais reggae, e a ótima “Like I Do“.

As baladas geralmente são as mais marcantes dos trabalhos de Aguilera, especialmente por causa da sua voz potente. Aqui temos “Deserve”, na qual ela fala sobre um relacionamento complicado, a belíssima “Twice“, em que questiona o significado da vida, e “Unless It’s With You”, uma melancólica declaração de amor. O primeiro single lançado para promover o disco, “Accelerate”, que também foi produzida por West, é inovadora – ao menos para o estilo da artista. Uma ótima canção, que gruda na cabeça, e a colaboração dos rappers Ty Dolla $ign e 2 Chainz faz toda a diferença.

Parece clichê dizer, mas é realmente um trabalho de ressurgimento e renascimento artístico. Com ele, ela avisa a todos que a diva do pop e uma das maiores vozes de sua geração está de volta, mais livre como nunca e talentosa como sempre.

christina-aguilera-liberation-thatgrapejuice-600x598

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s