Filme: Você Nunca Esteve Realmente Aqui

voce

Acho que já temos a provável única representante feminina na categoria de melhor diretor do próximo Oscar: Lynne Ramsay. A diretora estreou seu filme mais recente em 2017 no Festival de Cannes, onde o longa ganhou os prêmios de melhor roteiro e melhor ator para Joaquin Phoenix. Baseado no livro de mesmo nome de Jonathan Ames, a história fala sobre Joe, um veterano de guerra que trabalha resgatando escravas sexuais mantidas em cativeiro. Até que um dia uma missão dá muito errado, trazendo consequências irreversíveis.

As comparações com Taxi Driver são compreensíveis. Um cara meio perturbado que está sempre no volante durante a noite, fazendo justiça com as próprias mãos (e nesse caso, com o seu martelo também), são elementos que se repetem aqui, mas dessa vez com uma cortina de suspense. A fotografia, a edição, e a trilha sonora composta por Jonny Greenwood ajudam a criar essa atmosfera.

O personagem de Joe é uma pessoa com muitos de traumas, o que faz com que ele seja psicologicamente frágil e tenha um comportamento suicida, mostrado em cenas como a da estação de trem, ou as que ele utiliza o plástico. Phoenix está totalmente entregue ao seu papel, transmitindo toda a angústia e raiva do protagonista, seja na expressão corporal ou no seu olhar. A jovem atriz Ekaterina Samsonov está excelente como Nina, assim como Judith Anna Roberts, que interpreta a mãe de Joe.

vocc3aa-nunca-esteve-realmente-aqui-3

E é do ponto de vista dele que acompanhamos o desenrolar da história. Ramsay, que também assinou o roteiro do longa, faz isso brilhantemente nas cenas mais violentas. Quando ele está presente ou participa ativamente da ação, nós vemos de uma maneira mais sutil (como, por exemplo, pelas imagens da câmera de segurança) a violência. Quando ele não está presente, só vemos o resultado da brutalidade. E as que são mais explícitas, tem motivo para serem mostradas, funcionando como um choque de realidade para o personagem.

O enredo não é o do tipo que dá as informações todas mastigadas, algumas questões ficam sem serem totalmente explicadas, mas não vejo isso como um ponto negativo, pelo contrário. Funciona muito bem, ao meu ver, para evidenciar a complexidade dos personagens e o clima de suspense. Você Nunca Esteve Realmente Aqui é um filme sufocante, revoltante, angustiante, e filmes que causam sentimentos tão fortes não são esquecidos tão rapidamente. Excelente.

1575660.jpg-r_1280_720-f_jpg-q_x-xxyxx

logo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s