Filme: Um Conto Chinês (2011)

CHINESE1

Esta obra argentina conta a história de uma amizade completamente improvável. Roberto (Ricardo Darín) é um homem ranzinza e solitário que possui em uma loja de ferramentas na cidade de Buenos Aires. Certo dia, ele presencia um homem sendo expulso de um táxi e literalmente jogado na rua. Ele se aproxima, para entender o que aconteceu, e descobre que ele é um chinês que não fala uma palavra de espanhol e está claramente perdido.

Jun (Ignacio Huang) foi à Argentina à procura de um tio seu, depois de sofrer uma tragédia pessoal na China. Roberto tenta levá-lo à delegacia e à embaixada chinesa, mas não consegue ajuda e fica sem alternativa, a não ser abrigar o estrangeiro em sua casa. Aos poucos, eles vão criando uma relação única, em que se comunicam através de gestos e olhares, ao mesmo tempo em que Roberto quer se livrar dele o mais rápido possível, o que gera cenas muito engraçadas.

251791-original-Un-cuento-web1

Também há uma outra personagem recorrente na história, a Mari (Muriel Santa Ana), uma amiga de Roberto que está sempre tentando quebrar a barreira emocional que o protagonista criou para si, mas sem sucesso. A relação dos dois mostra muito bem como ele tem um comportamento isolado, e que não consegue deixar as pessoas se aproximarem muito.

Dirigido por Sebastián Borensztein, o filme é uma comédia dramática de ótima qualidade. Os atores deram vida aos personagens de forma digna, especialmente a dupla principal. A mensagem que passa, sobre amizade e sobre como nem tudo o que acontece é por acaso, é confortante, mas a compaixão é o sentimento mais explorado aqui. As pessoas criam vínculos umas com as outras de formas infinitas e inimagináveis, pelos motivos mais simples, ou mais malucos, como um incidente com uma vaca (sim, você leu certo).

20068521

3,5/5

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s