Filme: Feministas – O Que Elas Estavam Pensando?

Foto: Maria Karras

Dirigido por Johanna Demetrakas e distribuído pelo serviço de streaming Netflix, Feministas: O Que Elas Estavam Pensando? é um documentário norte-americano que conta a história de algumas mulheres, de como elas se perceberam capaz de questionar e bater de frente com o que a sociedade machista induzia elas a acreditarem desde a sua infância, e como o feminismo ajudou elas a tomarem as rédeas de suas vidas e serem elas mesmas.

O filme não é sobre o movimento feminista, a sua história, primeira e segunda onda, etc. É sobre essas mulheres. O ponto de partida da narrativa é um livro de fotografias da década de 70, Emergence, em que a fotógrafa Cynthia MacAdams retrata mulheres e como elas se manifestam através de seus corpos. E são essas personagens que compõem a maioria das entrevistadas e que protagonizam o documentário, entre elas nomes conhecidos como Jane Fonda, Lily Tomlin e Michelle Phillips.

Lesbianidade e racismo são temas abordados, além da revolução e expressão através da arte, já que muitas aqui são artistas, poetas, musicistas, atrizes e fotógrafas. Elas também relatam como às vezes tem dificuldade em se denominarem feministas, pois muitos tem uma visão distorcida da palavra, e as identificam como “odiadora de homens” (até quando?)

Junto com entrevistas e imagens de arquivo (pessoal e histórico), é mostrado um pouco da Women’s March, protesto contra o presidente Donald Trump ocorrido em 2017, que teve em sua maioria mulheres protestando contra falas misóginas do líder do país, além de defenderem pautas como direitos LGBTQ+, igualdade racial e de gênero, reforma do sistema de saúde, entre outros.

Ao avaliarem o quanto as coisas melhoraram nas últimas décadas, também mostram que ainda há muito a se fazer e mudar, e que a luta das mulheres para serem respeitadas, serem donas de si próprias, e da igualdade social e política entre os gêneros ainda não acabou. Documentários como esse são importantes para entender e se aprofundar ainda mais nessas questões sociais.

4/5

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s