Filme: Querido Menino

O diretor belga Felix Van Groeningen, que já possuía cinco filmes na bagagem, fez sua estreia hollywoodiana em 2018 com Querido Menino. O longa é baseado nos livros de memórias Beautiful Boy: A Father’s Journey Through His Son’s Addiction, de David Sheff, e Tweak: Growing Up on Methamphetamines, de Nic Sheff. A história fala sobre um filho que é viciado em drogas, e em como o pai busca entender o problema dele e ajudá-lo.

O jovem é um aspirante a escritor que desde meados da sua adolescência começa a usar entorpecentes, a princípio álcool e maconha, e depois substâncias mais fortes como cocaína e metanfetamina. Seu pai, um jornalista, ao descobrir a situação em que o filho se encontra, usa da sua vocação para pesquisar e tentar arrumar uma solução, continuando sempre sendo um pai presente e parceiro.

O drama aborda muito bem a relação fraternal entre os personagens e é eficaz na mensagem que passa sobre dependência química, não demonizando o dependente, e mostra esse problema com a sensibilidade necessária. As atuações de Steve Carell e Timothée Chalamet, que formam a dupla de protagonistas, são o destaque do filme. Eles estão totalmente entregues aos seus personagens e conseguem transmitir de forma precisa todo o sofrimento deles, principalmente Chalamet, já que o seu personagem exige mais isso dele.

Conduzido por uma excelente trilha sonora, que tem nomes como Nirvana, David Bowie e John Lennon, o longa-metragem possui um roteiro bem redondo, uma fotografia dentro do padrão, e uma montagem que até se destaca em alguns momentos. Não é um filme que vai ficar marcado, nem que desperte no espectador a vontade de revê-lo, especialmente por causa da carga emocional (negativa) presente. Mas as interpretações é o que de fato eleva a qualidade da obra, que no final das contas merece sim ser vista, nem que seja uma única vez, pois a temática do vício em drogas traz lições importantes, especialmente nesses últimos tempos, em que um dependente químico é motivo de chacota nacional.

4/5

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s